Faça a sua Avaliação SEO Gratuita

Plano de Recuperação e Resiliência: o que é e qual a sua importância?

Plano de Recuperação e Resiliência

O que é o PRR - Plano de Recuperação e Resiliência

O Plano de Recuperação e Resiliência português é um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, que vai implementar um conjunto de reformas e de investimentos que permitirão ao país retomar o crescimento económico sustentado, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década. Serão atribuídos apoios no valor total de 16,6 mil milhões de euros.

 

O PRR é um plano de investimentos para todos os portugueses, que vai preparar o país para o futuro e encontra-se organizado em torno de três dimensões estruturantes: Resiliência; Transição Climática e Transição Digital.

 

Quais as áreas estratégicas do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência

O PRR nacional é, assim, um programa que tem como objetivo proporcionar as condições para o desenvolvimento de um conjunto de reformas e de investimentos com vista a retomar o crescimento económico sustentado, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década, encontrando-se, nesse sentido, organizado em torno de três dimensões estruturantes:

  • Resiliência;

O reforço da resiliência económica, social e territorial do país, a primeira dimensão estruturante do PRR, assume particular relevância enquanto resposta de primeira linha na transição entre a estabilização económica e social que procurou atenuar os efeitos da crise pandémica e a recuperação necessária para que a economia e a sociedade portuguesas estejam mais bem preparadas para choques futuros, independentemente da sua natureza. O caráter tempestivo das medidas de reforço da resiliência do país é essencial para estancar os efeitos da crise, mas também para preparar o caminho para a construção de uma economia mais competitiva, mais coesa e mais inclusiva, com maior capacidade de aproveitamento das oportunidades decorrentes das transições climática e digital da economia, da sociedade e dos territórios.

  • Transição Climática;

A dimensão Transição Climática pretende, por via do estímulo da investigação, da inovação e da aplicação de tecnologias de produção e consumo de energia mais eficientes, promover o melhor aproveitamento dos recursos de que o país já dispõe e agilizar o desenvolvimento de setores económicos em torno da produção de energias renováveis. Esta dimensão potencia uma agenda de inclusão económica, na qual se alavancará o reforço constante da resiliência do país. A transição energética dos processos produtivos, do setor dos transportes e do marserá reforçada pela incorporação de inovação e pela crescente digitalização das economias e das sociedades.

  • Transição Digital.

O processo de Transição Digital, na sua amplitude, será reforçado e reforçará outras dimensões do PRR. A digitalização é indutora de uma utilização mais eficiente dos recursos e potencialmente promotora de comportamentos mais sustentáveis. Ao proporcionar uma economia mais competitiva, potenciando a evolução da produção nacional nas cadeias de valor globais, e mais inclusiva, onde todos tenham lugar e ninguém seja deixado para trás, a digitalização promove o reforço contínuo da resiliência económica, social e territorial do país, que ganhará competitividade externa, enquanto reforça a coesão interna

Como se candidatar ao PRR - Plano de Recuperação e Resiliência

Se está a pensar em fazer a sua candidatura aos apoios PRR – Plano de Recuperação e Resiliência em alguma das áreas estratégicas descritas acima, saiba que pode aceder aqui à plataforma de candidaturas.

Se possuir algumas dúvidas na submissão da candidatura referentes aos apoios do Programa 2030, pode contar com a MGDigital para o ajudar. Deixe-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo.

Compartilhe:

Serviços

Artigos Recentes

Tags

Solicitar Orçamento
Fale-nos um pouco sobre o seu Projeto