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6 Dicas práticas para uma gestão de redes sociais como sempre desejou

Gestão de Redes Sociais

As Redes Sociais fazem parte da estratégia de comunicação de várias empresas e tipologias de negócio, desde o retalho, bancos e até mesmo órgãos oficiais do governo.

Com tantos negócios já presentes nas redes sociais, torna-se necessário a criação de conteúdo cada vez mais disruptivo e criativo, de forma a destacar os negócios dos demais e tornarem-se memoráveis na mente do cliente.

De acordo com o relatório anual global digital 2022 da Hootsuite, We Are Social e Kepios, em janeiro de 2022, cerca de 8,5 milhões de utilizadores em Portugal tinham uma conta ativa em plataformas sociais. O relatório refere que houve um crescimento de 9% face ao período homólogo do ano passado (7,8 milhões), ou seja, mais de 700 mil utilizadores.

Estes dados levam-nos a refletir sobre a importância das redes sociais nas empresas, podendo-se assim concluir que, todo o negócio que pretenda potencializar as suas vendas, alcançar novos clientes e se manter atualizado face aos seus concorrentes, deverá possuir uma estratégia de redes sociais bem presente e sólida na sua empresa. 

O que faz um profissional Gestor de Redes Sociais?

O Gestor de Redes Sociais é responsável pela criação e publicação de conteúdos em todas as plataformas de mídias sociais, nomeadamente o Facebook, Twitter, Instagram, Tik-Tok e entre outras. A sua principal função é garantir a presença de um negócio nas redes sociais através da construção de um relacionamento com os seus seguidores e clientes, para garantir que as páginas dos seus negócios cresçam e ganhem cada vez mais interação com os seus seguidores.

6 Dicas a considerar na Gestão das suas Redes Sociais

Agora que já sabe qual a importância do gestor de redes sociais, vamos entender quais as melhores práticas a incorporar na gestão do seu negócio nas redes sociais.

1. Conheça o seu público-alvo

Antes de passar para a escolha do canal de comunicação a utilizar, é bastante importante criar um perfil do seu potencial cliente (buyer persona) assim, será possível identificar quais os canais que o seu negócio deverá estar presente, para comunicar com o seu público.

2. Criação de objetivos

É muito importante definir quais as metas e objetivos que pretende atingir ao implementar a estratégia de redes sociais no seu negócio, pois, se iniciar uma estratégia sem ter um objetivo definido é bem provável que a estratégia não resulte face aos resultados obtidos.

Estes são alguns objetivos que deverá ter em mente:

  • Divulgar a sua marca, produto ou serviço;
  • Interagir e criar uma relação com a sua audiência;
  • Instruir o seu público com conteúdo de qualidade;
  • Criar uma comunidade de fãs que irão recomendar o seu negócio;
  • Aumentar as suas vendas/contactos;

Seja qual for o objetivo que pretende, tenha sempre em mente que para conseguir fazer uma boa gestão de redes sociais precisará de criar e definir o objetivo a atingir pois só assim, conseguirá determinar ações e táticas para atingir esse mesmo objetivo.

3. Criação de conteúdo relevante e disruptivo

Atualmente existem muitos negócios a criar e produzir conteúdo nas redes sociais e por isso mesmo, terá que encontrar formas de se destacar e chamar a atenção dos seus seguidores e potenciais clientes, através de conteúdo que fundamentalmente acrescente valor à sua audiência.

4. Consistência nas publicações

As pessoas, ou seja o seu público, gostam de saber que se preocupa com eles e através da criação de conteúdo relevante é possível suscitar o interesse deles no seu negócio.

Para obter uma melhor consistência nas suas publicações, crie um calendário de publicações nas redes sociais e planeie todos posts a serem publicados.

Eis um exemplo de como agendar as suas publicações:

  • Segunda, quarta e sexta às 10h00 publicação no Facebook;
  • Terça e Quinta às 13h00 no Youtube;
  • Segunda, quarta e sexta às 17h00 publicação no Facebook.

5. Medir os resultados

Consultar os resultados obtidos é extremamente importante para entender se a sua estratégia está a gerar algum resultado para o seu negócio.

Se o objetivo que definiu inicialmente é obter mais vendas, pode analisar o número de vendas feitas num mês antes e depois de implementar a sua estratégia nas redes sociais, para assim ter uma noção se está a ir de encontro à meta esperada.

É importante que analise todos os dados obtidos após a implementação da estratégia de forma a que consiga, compreender quais as estratégias que estão a funcionar melhor nas suas redes sociais.

6. Monitorize o que funciona e o que não funciona

A monitorização é uma parte essencial numa gestão de redes sociais pois permite identificar os problemas e pontos a melhorar na sua estratégia de comunicação.

Através da criação de um relatório com os valores mais importantes para atingir o seu objetivo, é importante que monitorize e acompanhe diariamente os dados obtidos, desta forma, estará sempre atualizado dos valores e evitará possíveis surpresas desagradáveis.

É de realçar que pode e deve testar todas as variáveis que pense ser uma mais valia para a sua estratégia. Só assim é que poderá localizar novas oportunidades de melhoria e soluções para os problemas.

Está pronto para começar?

Se chegou até aqui, com certeza percebeu como é importante se conectar com o seu público e os seus potenciais clientes através das redes sociais.

É por isso mesmo, que necessita já de criar e implementar uma estratégia de redes sociais no seu negócio.

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Nesta sessão irá obter dicas valiosas para a gestão de redes sociais do seu negócio! Do que está à espera para fazer crescer o seu negócio?

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6 Dicas práticas para uma gestão de redes sociais como sempre desejou
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As 6 melhores dicas para criação de conteúdo mais disruptivo e criativo, de forma a destacar o seu negócio dos demais, e tornar-se memorável na mente do cliente.
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