Uma das formas mais rápidas de aumentar uma audiência online e manter a sua marca na mente dos consumidores é através da publicidade paga (anúncios pagos).
Gestor de tráfego o que é?
A Gestão de Tráfego faz parte de uma das estratégias de Marketing Digital que tenciona atrair mais visitantes para uma página da internet através de publicidade paga. E quem será afinal o profissional a pôr a estratégia em prática? O Gestor de Tráfego.
O gestor de tráfego é responsável pela implementação das campanhas de compra de cliques pagos, como Google e Social Advertising (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc.) É também conhecido por Gestor de Publicidade Paga e tem-se revelado um cargo com um futuro muito promissor nos anos que se seguem, pois, a expectativa é a de que a procura por profissionais com experiência na área cresça cada vez mais.
Quais as funções de um Gestor de Tráfego?
Já identificamos o que um Gestor de Tráfego faz, contudo quais são as funções principais de um bom profissional?
As principais funções de um gestor de tráfego são:
-
- Análise de palavras-chave e criação de públicos a serem utilizados nas campanhas publicitárias;
- Desenvolver planeamento, criação e otimização de campanhas de publicidade paga;
- Analisar e acompanhar as campanhas publicitárias de forma, a incutir uma boa prática no orçamento destinado à publicidade, assim como, procurar soluções de melhoria;
- Criação de relatórios e dashboards para mensuração de resultados;
Vale a pena mencionar que estas funções podem variar de acordo com o prestador de serviços (agência ou empresa) ou devido à complexidade do serviço.
Porquê contratar um gestor de Tráfego?
O Gestor de Tráfego tem tido cada vez mais um papel relevante nas equipas de marketing, destacando-se pela sua habilidade de criar uma segmentação direcionada ao topo do funil (redirecionamento de utilizadores) na jornada do consumidor.
De uma forma genérica, existem duas formas de gerar tráfego para a sua página web: através de tráfego pago ou tráfego orgânico.
O tráfego orgânico é uma estratégia que traz visitantes sem recorrer aos anúncios pagos, ou seja, é uma estratégia que consiste na utilização do inbound marketing (marketing de conteúdo) para conseguir atrair os utilizadores.
Quais as suas desvantagens? São estratégias que normalmente são utilizadas numa ótica de longo prazo e como tal, será necessário investir na criação de conteúdo de qualidade durante algum tempo para trazer um número significativo de visitantes para a página desejada.
Com o tráfego pago é possível, por exemplo, através da criação de uma campanha de pesquisa no Google Ads, atrair visitantes para a sua página de forma rápida e com uma segmentação precisa do seu cliente ideal. Dependendo do valor investido, conseguirá alcançar milhões de pessoas em poucas horas, portanto podemos considerar que uma estratégia que consiste na utilização da publicidade paga será uma melhor estratégia numa perspectiva de curto prazo para atingir os seus objectivos.
Eis os benefícios da publicidade paga:
- Custo menor em relação aos canais de marketing tradicionais (TV, rádio, etc.);
- Eficiente e rápido;
- Aumenta o alcance da sua página;
- Segmentação totalmente personalizada;
- Possibilidade de otimização e análise de vários indicadores de performance (métricas).
Google Tag Manager e Facebook Pixel, o que são?
O Google Tag Manager é uma ferramenta que permite mensurar os resultados do seu site e monitorizar as suas conversões.
Uma das principais vantagens do Google Tag Manager é poder manipular os seus códigos de monitorização (Tags) de uma forma rápida e prática.
Assim como o Google Tag Manager, a ferramenta de monitorização do Facebook (Pixel), é extremamente importante pois além de lhe permitir recolher informações importantes das ações dos utilizadores no seu website, permite-lhe criar audiências de remarketing (ex: pessoas que adicionaram ao carrinho e não compraram) e criar campanhas publicitárias orientadas para esses mesmos utilizadores.
A nossa recomendação é que nunca comece uma campanha publicitária sem ter aplicado estas tags de monitorização e acompanhamento.
Sim, nós entendemos que esta parte possa ser um pouco mais técnica e confusa, contudo, se tiver uma equipa de profissionais ao seu lado, pode deixar esta instalação de Tags para eles
Não perca mais tempo e faça já o agendamento de uma sessão estratégica de 30 minutos.