O Google Trends é a única ferramenta de pesquisa de palavras-chave que oferece a informação com base em dados reais de pesquisa do Google. Tendo isso em conta, antes de avançarmos para as funcionalidades da ferramenta, será importante considerar os seguintes fatores como público-alvo e estratégia de comunicação, antes de lançar o produto. Com isto em mente, vamos analisar as formas mais comuns de utilizar o Google Trends para saber mais sobre a época do ano em que o seu público-alvo prefere pesquisar os seus produtos.
Ver as atuais tendências digitais no Google Trends.
Se estiver à procura de algum produto e quiser verificar o tipo de interesse que existe por parte do público, então o Google Trends poderá ser-lhe útil.
Embora o volume de pesquisas possa não se traduzir no nível de interesse que as pessoas têm no produto, estes dados poderão dar uma ideia geral do potencial de mercado do produto que selecionou. Se estiver à procura de tendências nos termos relacionados com o produto poderá, inserir as palavras-chave do produto e analisar os volumes de pesquisas por esses termos.
Por exemplo, ao inserir uma categoria ampla como “viagens”, pode observar as tendências gerais relacionadas com a categoria e descobrir novos insights.
Descubra palavras e frases sazonais populares no seu mercado.
Se o seu produto é sazonal ou está associado a uma época específica do ano, poderá utilizar o Google Trends para ver as palavras e frases sazonais que são populares no seu segmento de mercado. As palavras e frases sazonais incluem aquelas relacionadas ao Natal, Páscoa, Dia da Mãe, Verão e outros termos relacionados.
Utilizar as bases de dados das tendências do Google Trends.
O Google Trends é uma ferramenta ótima para observar o interesse geral dos utilizadores nos canais digitais, para os termos relacionados com o seu produto. Poderá ainda ampliar as suas pesquisas com outros termos como “Artes e Entretenimento” ou “Saúde” no Google Trends, de forma a obter os termos relacionados aos termos selecionados.
Analise os dados das tendências no Google Trends antes de lançar o seu produto
Com as ferramentas certas poderá observar as tendências das pesquisas na Internet, para os termos relacionados para o seu produto e saber qual o grau de interesse por parte dos utilizadores.
Também poderá utilizar os dados do Google Trends para analisar que tipo de conteúdo está a ser criado pelos seus concorrentes, assim como, as palavras-chave a serem utilizadas nos principais canais digitais.
Ao examinar os dados do Google Trends para a sua indústria, poderá entender melhor o que mercado está à procura e que tipo de conteúdo está a ser produzido, assim como as suas estratégias nos canais digitais.
Conclusão
Com os dados corretos poderá utilizar o Google Trends para ver o que as pessoas estão à procura no seu mercado assim como as suas pesquisas relacionadas. A partir do momento em que possui esses dados pode utilizá-los para prever, por exemplo, épocas altas de venda e lançar o seu produto no melhor momento do mercado.
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